Inauguração do prédio de Biodiversidade Aquática (BioAqua)

A equipe do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP)  esteve presente na inauguração do prédio Biodiversidade Aquática (BioAqua), localizado no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), o prédio, abrigará oito laboratórios e parte da coleção tombada do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA). 

 

 

  

A inauguração contou com a presença do reitor da Ufes, Paulo Vargas; do vice-reitor, Roney Pignaton; do diretor do Ceunes, Luiz Antonio Favero; do superintendente da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), Armando Biondo; da gerente de Projetos da Fest, Patrícia Soares; e do diretor de Relações Institucionais da Fundação Renova, Gilson Dias, e do Coordenador Geral do PMBA, professor Mauricio Hostim, entre outras autoridades da Universidade e de membros da comunidade acadêmica. 

A obra é fruto do acordo técnico-científico firmado entre a Ufes, por meio da Fest, e a Fundação Renova, no qual foi estabelecida a execução do PMBA por pesquisadores da Rede Rio Doce Mar, criada para apoiar ações reparatórias relativas aos impactos do rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), ocorrido em 2015.

Na solenidade, o reitor Paulo Vargas afirmou que o espaço será fundamental para fomentar a pesquisa na Universidade a partir do campus no norte do Espírito Santo. "Esse é um prédio de laboratórios voltados para o estudo da biodiversidade aquática e abrigará pesquisadores de diferentes áreas científicas e tecnológicas. É um patrimônio importante que vai ser agregado à Ufes e, sobretudo, importante para o Ceunes, no desenvolvimento de pesquisa, ensino e investigação científica. Imagino que, com o retorno gradual e seguro das atividades presenciais na nossa Universidade, será uma grata satisfação aos nossos estudantes encontrar esse prédio com todas essas instalações disponíveis para pesquisa, e que poderá viabilizar trabalhos de qualidade, como é o desejo de todos nós", destacou. 

Paulo Vargas lembrou que a obra é resultado de contrapartidas da Fundação Renova pela participação de pesquisadores da Ufes na Rede Rio Doce Mar, nos trabalhos de avaliação dos impactos ambientais decorrentes do rompimento da barragem de Mariana: "É um esforço que tem sido feito no sentido de fazer a reparação, fazer a identificação dos impactos para viabilizar as ações de recuperação e reparação ambiental. E a Rede foi constituída a partir da mobilização da nossa Universidade. Esse prédio irá proporcionar condições bastante adequadas para nossos pesquisadores". 

A equipe do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira estve presente na inauguração prestigiando esse momento importante.

 

 

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540