Programa de Estatística Pesqueira do Espírito Santo

O Espírito Santo se destaca nacionalmente por figurar entre os maiores produtores na pesca oceânica, principalmente pela captura de atuns, meca e dourado, além de diversos recursos pesqueiros costeiros como peroá, pescadinha e camarões, e recifais como badejos, garoupas, budiões e vermelhos. Abrangendo cerca de 5% do litoral brasileiro, o estado tem na pesca marinha e estuarina uma importante fonte de alimento e renda para 43 comunidades pesqueiras distribuídas ao longo de 15 municípios litorâneos. Por estas características, o setor pesqueiro gera um elevado número de empregos, movimentando grande parcela da renda capixaba em comunidades litorâneas, apresentando, portanto, relevante importância socioeconômica.

Neste contexto, em 2010 a Universidade Federal do Espírito Santo e o Ministério da Pesca e Aquicultura uniram esforços para desenvolver ações no estado voltadas a gestão, pesquisa e capacitação do setor pesqueiro capixaba. Surgiu então o “Programa de Estatística Pesqueira do Espírito Santo”, com o seguinte objeto: analisar a dinâmica da pesca artesanal e industrial no estado do Espírito Santo, por meio da estatística pesqueira dos principais portos de desembarque do estado. Dentre os 43 portos de desembarque pesqueiro identificados ao longo do litoral capixaba, 22 foram monitorados entre abril de 2011 e dezembro de 2012 (Fig 1). Muitas informações geradas por meio deste Programa estão apresentadas no “Boletim de Estatística Pesqueira do Espírito Santo - ano 2011, servindo como importante ferramenta para a gestão dos recursos pesqueiros no estado.

Figura 1. Portos monitorados entre abril de 2011 e dezembro de 2012.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.