Sobre o projeto

O Projeto de Monitoramento e Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira no Rio Doce e no Litoral do Espírito Santo surgiu de um acordo realizado entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Instituto de Pesca, sediado em Santos, São Paulo. Ambas se relacionam diretamente com a temática do projeto e trabalham em parceria com órgãos públicos e privados.

O Instituto de Pesca, conhecido nacional e internacionalmente pela divulgação de informações qualificadas sobre a pesca desde a década de 70, atua em cerca de 200 pontos de descarga registrando anualmente cerca de 70 mil viagens pesqueiras no Estado de São Paulo. Em ambiente continental o Instituto de Pesca realiza levantamentos desde a década de 90.

A partir do convênio entre o Instituto de Pesca e a Universidade Federal do Espírito Santo o monitoramento da pesca expande-se aos ambientes continental do rio Doce nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e o marinho do Espírito Santo. Provendo informações da atividade pesqueira e da caracterização socioeconômica dos pescadores e pescadoras da região!

O LABPESCA é responsável pelo monitoramento no Ambiente Marinho sendo atualmente 11 municipios monitorados:  Anchieta, Aracruz, Conceição da Barra, Guarapari, Itapemirim, Linhares, Piúma, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Contamos com 14 agentes de campo para execução desta atividades somado ao esforço e colaboração das lideranças locais. 

 

(Santa Cruz, Aracruz - ES)

(Catuá - Cephalopholis fulva)


Principais Motivadores

Em amplo objetivo o monitoramento pesqueiro e a caracterização socioeconômica dos pescadores, proporcionam informações essenciais para as ações de retomada socioeconômica das atividades pesqueiras e aquícolas, identificando quais recursos estão disponíveis à pesca, modalidades e petrechos de pesca utilizados, além de traçar o perfil dos pescadores e pescadoras. O projeto visa também demonstrar a importância do setor pesqueiro com informações de qualidade para que sirvam como base na implementação de políticas em prol do desenvolvimento do setor pesqueiro.


Política de Dados e Divulgação de Informações Pesqueiras

O Projeto seguirá mesmas diretrizes estabelecidas no grupo PMAP disponíveis no endereço http://www.propesq.pesca.sp.gov.br/ tendo como base fundamental o compromisso ético com o setor pesqueiro.  Assim segue:

•  Nunca divulgar informações que permitam a identificação de pessoas, de pequenos grupos ou de empresas;

•  Dados individuais fornecidos voluntariamente por pescadores, armadores e empresas de pesca são privados e devem ser respeitados como tal;

•  Os dados de pesca serão divulgados publicamente de forma consolidada por ano, mês, município, aparelho de pesca ou espécie no sítio institucional na internet, através de informes, anuários pesqueiros, também disponíveis no sítio;

•  Disponibilizar a qualquer momento e gratuitamente Relatórios de Produção Pesqueira para Pescadores e armadores que colaboram com o projeto, podendo estes ser utilizados como comprovante da atividade pesqueira do pescador ou da embarcação para diversos fins.


 

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540