O Programa de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro no Litoral Norte do Espírito Santo, executado pelo Laboratório de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), teve início em outubro de 2014, por meio de um acordo de parceria entre a Ufes e a Manabi Logística S.A. O objetivo central do projeto foi analisar a dinâmica da pesca através da estatística das frotas capixabas que atuavam nos portos de desembarque do litoral norte do estado. Para tanto, o monitoramento ocorreu desde o município de Conceição da Barra, no extremo norte do estado, passando por São Mateus, Linhares e Aracruz, acompanhando a atividade pesqueira em 9 comunidades litorâneas (Figura 1). O projeto coletou dados pesqueiros até o mês de junho de 2015, perfazendo 8 meses de coleta em campo.

Figura 1: Área de atuação do projeto ao longo da costa norte do estado.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.